quinta-feira, 5 de novembro de 2009

RAP OU O HUMOR COLORIDO

*Profs....a culpa é deles!*
Neste momento, é óbvio para todos que a culpa do estado a que chegou o ensino (sem querer apontar dedos) é dos professores. Só pode ser deles, aliás. Os alunos estão lá a contragosto, por isso não contam. O ministério muda quase todos os anos, por isso conta ainda menos. Os únicos que se mantêm tempo suficiente no sistema são os professores. Pelo menos os que vão conseguindo escapar com vida. É evidente que a culpa é deles. E, ao contrário do que costuma acontecer nesta coluna, esta não é uma acusação gratuita. Há razões objectivas para que os culpados sejam os professores. Reparem: quando falamos de professores, estamos a falar de pessoas que escolheram uma profissão em que ganham mal, não sabem onde vão ser colocados no ano seguinte e todos os dias arriscam levar um banano de um aluno ou de qualquer um dos seus familiares. O que é que esta gente pode ensinar às nossas crianças? Se eles possuíssem algum tipo de sabedoria, tê-Ia-iam usado em proveito próprio. É sensato entregar a educação dos nossos filhos a pessoas com esta capacidade de discernimento? Parece-me claro que não. A menos que não se trate de falta de juízo mas sim de amor ao sofrimento. O que não posso dizer que me deixe mais tranquilo. Esta gente opta por passar a vida a andar de terra em terra, a fazer contas ao dinheiro e a ensinar o Teorema de Pitágoras a delinquentes que lhes querem bater. Sem nenhum desprimor para com as depravações sexuais -até porque sofro de quase todas -, não sei se o Ministério da Educação devia incentivar este contacto entre crianças e adultos masoquistas. Ser professor, hoje, não é uma vocação; é uma perversão. Antigamente, havia as escolas C+S; hoje, caminhamos para o modelo de escola S/M. Havia os professores sádicos, que espancavam alunos; agora o há os professores masoquistas, que são espancados por eles. Tomando sempre novas qualidades, este mundo. Eu digo-vos que grupo de pessoas produzia excelentes professores: o povo cigano. Já estão habituados ao nomadismo e têm fama de se desenvencilhar bem das escaramuças. Queria ver quantos papás fanfarrões dos subúrbios iam pedir explicações a estes professores. Um cigano em cada escola, é a minha proposta. Já em relação a estes professores que têm sido agredidos, tenho menos esperança. Gente que ensina selvagens filhos de selvagens e, depois de ser agredida, não sabe guiar a polícia até à árvore em que os agressores vivem, claramente, não está preparada para o mundo.

Ricardo Araújo Pereira in Opinião, Boca do Inferno, Revista Visão

41 comentários:

privada disse...

Ah ok, assim já falamos sério, faltou talvez referir que estes professores são muitas vezes pais de 2 ou 3 filhos, que os vão deixando sozinhos para trabalhar, que trabalham o dobro das horas dos tais empreguitos de 500€ , embora ganhem pouco mais.
Assim começa a haver equilibrio na balança. Bom dia Blimunda

Mofina disse...

Discordo: a culpa é da Popota e da Leopoldina, mainada.

Little cat disse...

Realmente, na educação, num período de tempo tão curto, passou-se do 8 para o 80. Ainda há poucos anos, era comum levar-se um par de reguadas por se tirar nota negativa a Meio Físico e Social (actualmente Estudo do Meio) e, sinceramente, começo a ter saudades desse tempo! À parte o sadismo, há para aí muitas pessoas de palmo e meio que precisavam conhecer alguns limites. Mas como este tão divertido gato afirma, não os podemos culpabilizar, pois não passam de inocentes privados de modelos a seguir. E que pode um professor fazer quanto a isto? Talvez dar o "corpo e a cabeça ao manifesto"! Uhhh!!

mac disse...

Não há santos, há só gente, em todo o lado.
Espanta-me sempre a leveza com se definem lados e se declaram batalhas...

mag disse...

Excelente este texto: com ironia, o autor aponta uma realidade que a maioria dos professores tão bem conhece, mas que a maioria das outras pessoas ainda tem dificuldade em ver.
Realmente e nos dias de hoje, só se pode ser masoquista, ou inconsciente, ou não ter de todo outra hipótese de trabalho, para se escolher a profissão de professor na escola pública.
Achei piada à ideia de entregar o cargo aos ciganos, que já estão habituados às escaramuças e ao nomadismo. Mas acho que nem eles iriam aguentar muito tempo...

Blimunda disse...

Privada, estás a quere dar-me baile?

Mofina, quanto a mim é mais da Eva

Litte Cat, tem-se vindo a verificar que não pode fazer muito mais.

Mac, a mim também me espanta, mas receio não ter percebido a tua mensagem dentro deste contexto.

Mag, o drama está no facto de as pessoas que estão fora desta realidade teimarem em não querer ver o evidente. Só quando a comunicação resolve fazer ecos de videos e afins é que vêm todas de mãos na cabeça esbracejar falsos pudores.

Privada, o bacoco disse...

Desde que tu dances 60% do ritmo normal da musica e depois possas dividir o teu dom comigo que nao danço nada, talvez possamos os dois bailar a 30% :-)))))))

Bom regresso BLI!!!!!!

Privada, o bacoco disse...

Mas ha uma coisa que aparentemente resolve a questão da maioria dos portugueses, criticos desta profissão, era igualar o salario do professor ao do cigano (o ke nao tem negocios mt escuros) , se todos ganhassem pouco já ninguem se podia queixar de nada.

Blimunda disse...

Não entro nesse negócio contigo. Para negociar tenho que duplicar o o produto e nunca reduzi-lo a metade. Onde é que já se viu? Essa do todos ganharem puco tb tem que se lhe diga, amigo. Já agora, ando eu a romper as solas e a esfolar a bolsa dos tostões aos meus pais a fazer-me pela vida para me formar e aprender a produzir e depois vou ganhar o mesmo que um gajo que nunca fez nada senão coçar as pulgas e os piolhos, não? Vá lá, somos todos iguais mas uns mais iguais do que outros, ok?!

Mag, quando falo em comunicação refiro-me à social.

Minnie disse...

Privada - Quantas vezes mudou de casa na sua vida? Quantas vezes o que ganhou não chegou para comer e teve que pedir aos seus santos pais para o alimentarem, vestirem e dar dinheiro para o bilhete do comboio ou autocarro para ir trabalhar? Quantas vezes deixou a sua querida família quando estavam todos reunidos e teve que ir de mala às costas a seguir ao almoço de um domingo, quando tinha chegado a casa na 6ºfeira à meia-noite ou mais tarde?
Quantas e quantas perguntas poderia eu fazer-lhe, a si e aos outros que teimam em achar que os professores ganham bãstante e têm muitas férias. Por que razão não tiram um cursozito desses e não tentam ir para o terreno uns dias?! Em alguns casos, bastavam 45 minutos!!
Acerca dos ciganos, como não conheço muito da sua realidade (apenas o que ouço dos media e pouco mais) não me manifesto. Embora saiba que se vivem como vivem é uma questão de cultura. Além de que há gente que vive com menos do que eles.
Havia muito e muito mais para dizer, nem imaginam o quanto!!

Minnie disse...

Privada - Será que teve o azar de «apanhar» só maus professores? Faz-me lembrar a ex Ministra da educação! É da família?

Privada, o bacoco disse...

Horas e horas gastas a defender, medicos, enfermeiros, professores, empresarios, gestores, investidores e népia, nada , um gajo fala é logo socialista, não interessa o que um gajo disse. Horas na blogoesfera pá, contra a luta de classe ... ai

Oh Minnie quando pensar como a Minnie pensa que eu penso, mais me vale um final à Camilo.

Blimunda disse...

Ah pois é, Privada querido. Se não queres ser lobo não lhe vistas a pele! E sabes que a Minnie é professora, não tem tempo para perder horas e horas na net como tu par te conhecer os pontos de vista. Só de fugida e por uma causa mui nobre! Mas já eu, sei-os de cor e lembro-me bem das cobras e lagartos que tens tecido contra a classe. Por isso, não me dês baile!

Privada, o bacoco disse...

" bastavam 45 minutos!!"

45 minutos não bastam para nada, entao , o ensino tem que ter uma vocação tantrica.

Privada, o bacoco disse...

Vai-te lixar oh Blimunda, a resposta do socialismo era para ti, que vieste defender nao sei quem, que ganhavam 500 euros e nao tinha hora de amamentaçao, ao k eu te respondi k um professor ganhava pouco mais, mudava de casa, e deixava para tras muitas vezes os filhos, como o medico, o empresario, etc não tens aí o comentario?

Privada, o bacoco disse...

o pretendi demonstrar a ti, é ke enfim essa luta era um pouco enfim limitada, quando conheço professores que nem sequer amamentaram os filhos, nem gozaram licenças, do privado é certo, mas conheço, bem como medicos, gestores, empresarios e por aí, fora. Lembraste?

Blimunda disse...

hahahah!!! Ok, eu vou mas tens que vir comigo. Só me paercebi disso depois.

Tenho sim senhor, mas se queres que te diga, achei que devias estar no gojo, porque tenho na memória outras tantos em que dizes exactamente o contrário. Ou não?

Blimunda disse...

Agora digo-te eu, não me venhas com merdas pá, que isso não tem ponta por onde se lhe pegue. Queres comparar o salário e as mais valias de um emprersário, médico ou gestor, com os 500 euros referidos? Não te dei resposta a esse teu comentário porque já te tinhas chateado o suficiente comigo por causa dessa treta. Não vamos continuar, ok! Achas mesmo que uma médica, uma gestora ou uma empresária tem dificuldades em sair às horas que bem entender. Se não amamenta é porque não quer estragar as mamas, pá. Não me venhas com merdas.

Mofina disse...

Duelo marcado para o pôr-do-sol. Distância de 20 passos.

Privada, o bacoco disse...

É a tua ideia, que posso fazer! Um dia vou convencer-te, vou apresentar-te à maralha, aos esturpadores do povo.
Sou contra esse tipo de luta entre classe, essas imagens, tás a ver já estou novamente chateado, apanhaste-me o ponto fraco.
Não brincava, posso brincar com a imagem dos professores e dos gestores, e dos medicos no textos, mas nesses textos tudo é fantasia. Nunca tive maus professores, tive sim falta de horas de estudo, as ganzas ocupavam-me muito tempo. E o portugues pá era sempre ao fim da tarde.

Blimunda disse...

Não precisas de mos apresentar porque eu também os conheço. Por isso falo, não tenho por hábito lançar bujardas sem saber do que falo. É evidente que não podemos generalizar e eu não o faço, nunca o fiz ou pelo menos tento não o fazer. Há de tudo em todos os lados. Não fomento qualquer tipo de luta de classes, simplesmente falo de injustiças e refiro-as, como foi o caso. Não percebi essa das imagens, mas também não é por aí que vou ficar chateada. Se tu queres ficar, à vontade!

Mofina disse...

Bli, respeitinho que o rapaz já deu cursos bíblicos...

Blimunda disse...

A sério! Então está explicada a vocação desenfreada para a desculpabilização. Não percebi muito bem é de quem!

Mofina disse...

O verbo dar deve ter muito que se lhe diga...

Blimunda disse...

Provavelmente...vê lá se queres que te dê uma corrida.

Mofina disse...

Foge, que medo!!!

Privada, o bacoco disse...

Desculpabilização? Como assim? Ai o raio, eu não desculpabilizo o tristaozinho da silva, e por isso nao posso desculpabilizar o gestor, o professor, o patinhas.

Chega! duelo marcado, para o João dos Leitões 8 em ponto!
E nao te esqueças Bli que já fui tbm caçador de javalis, alias ainda tenho o record nas 2 playstation!

Privada, o bacoco disse...

Imagino a minha querida Bli a chegar à urgencia , 3 da manha, e a médica com umas brutas mamas arrebitadas e a Bli completamente esquecida das horas que a médica passa no turno da noite, a dormir em macas às vezes, com os filhos sozinhos em casa, grita-lhe:
- Ouça lá sua vaidosa, a senhora tbm é das tais k não amamentou os filhos, porquê? sua vaidosa, não sabia estar 3 meses em casa, nunca ouviu falar que sobram medicos em Portugal?! Sua Lolypop!

Mofina disse...

Atenção: Precisam de uma testemunha... E já que insistem, aceito!

Privada, o bacoco disse...

Pera aí, lembrei-me agora, vamos ter que adiar pá, hoje não posso.

Blimunda disse...

E porque raio haveriam elas de dormir em macas, às vezes? É que nem às vezes, nem nunca. Por dormirem é que ficam doentes noites inteiras à espera nas urgências. Se trabalham à noite, têm é que dormir de dia e não fazer outro turno nos privados e privadas, ok senhor dom privada?!

Ainda te deixo escolher a arma: Dom Perignon, ou Bairrada mesmo?

Blimunda disse...

A típica fuga do cu à seringa!

Blimunda disse...

Ó Mofina, que aconteceu à caixa de comentários do teu post?

Privada, o bacoco disse...

O Dom Perigon é capaz de ser careiro, o bairrada não é mau e penso ke é mais economico, e nao me venhas agora com essa do capitalista sumitico, é msm caro, mas hoje nao posso mesmo. Vamos marcar um data efectiva, primeiro pomos um edital, tbm temos ke convidar a Saphou.

Mofina disse...

??????

Privada, o bacoco disse...

Não há comentarios, a Mofina já anunciou o duelo , daqui para a frente só ha 2 finais possiveis!

Se morrer, o que é bem provavel, as maiorias são imbativeis, que se saiba que lutava para que este país deixasse de ter vergonha de trabalhar muito e ganhar muito, leiam, o Atlas da Ayn Rand e façam-me um funeral digno.

Blimunda disse...

Por isso é que vais morrer, pá. Está erraaaaadoo! Basta que trabalhe BEM e que ganhe BEM! É por aí que tu vais ao charco, amigo. Debaixo de terra ou pelo fogo?

Fica bem, meu. Até amanhã. (Caraças, a Saphou veio cá roubar o post e nem uma palavrinha de alento à nossa briga. Acho que já não quer saber de nós. Caramba! Embeiçei!)

privada disse...

Pelo fogo - Balazio 1: kem defende apenas as classes onde os amigos trabalham e renega as valias de todas as outras ke se situam em eqivalente hierarquia, nao eh socialista eh pior , eh corrupto :-))))


Mofina assinala um ponto para mim Gas Super,

Blimunda disse...

Como é que é, Privada?
É impressão minha ou adoptaste o discurso político de Sócrastes? Estás a atirar em que direcção?
E com que fundamento?
Este teu comentário não é comigo, pois não? É que já agora e se não te importas, fazes o favor de explicar, ok?

Blimunda disse...

O duelo foi transferido para o respectivo post. Ver um degrau acima.

mac disse...

Está tudo doido, por aqui.
Eu adoro malucos embora não tenha paciência para as suas maluquices - são limitações, não tenho culpa de ser portadora de diferença malucal.