quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A QUEIMA DOS SOUTIENS

Contam-se hoje, treze de Janeiro, trinta e cinco anos sobre aquilo a que se chamou a grande queima dos soutiens ou a primeira grande manifestação feminista. Passado todo este tempo, parece-me que a queima se revelou um desperdício atendendo a que, afinal, andaram elas a queimá-los para os virem a substituir por outros artefactos e acessórios tão ou mais aprisionantes.

Qualquer pessoa deve, pode e consegue fazer-se valer pelo que mostra e prova ser capaz de fazer e não por aquilo a que está destinada a parecer ser por direcção genética.

Há tempos escrevi qualquer relacionada com o que hoje se comemora, nos termos seguintes:

Também no movimento feminista, quanto ao mim, a maior de todas as fraudes ao estatuto da mulher, e como em todos os movimentos, foi e é com obstinação, obsessão, hostilidade e ferocidade que este lado feminista da trincheira sempre viu e vê, tratou e trata o outro – o inimigo. Se por acaso um homem diz a uma feminista que o mosquito fêmea é o responsável pela malária, não duvido que ela saque das garras e lhe caia em cima, enxovalhando-o com os maiores insultos até que outra mulher, provida de maior e melhor senso-comum, lhe diga que sim, que é verdade e que o homem não pretende com aquela afirmação denegrir e rebaixar o eterno feminino.


13 comentários:

Mofina disse...

Não gosto da cor.

* hemisfério norte disse...

essa Mofina é muito esquisitinha.rsrsrsrs
:)

mac disse...

Pena é que o espaço poupado no armário ocupe tanto espaço nas cabeças.

jg disse...

Anda tudo à mama...

saphou disse...

Uma obra de arte!Onde é que se compram desses?

saphou disse...

Tem com melões?

privada disse...

Oh pá e um capacete da guerra das estrelas é ke ficava fixe no conjunto.

Blimunda disse...

Mofina, queres um pink?

Uma finória é o que ela é, Ana.

Pois Mac, é aí que a porca torce o rabo. Quando se trata de ocupar a cabeça nem sempre o conteúdo escolhido é o melhor.

Sim, sim JG...

Eu comprei no sítio do costume, Saphou. E a tasca é tipo drogaria, há de tudo. Não faltará, decerto, com melões, limões e até (...) com tomates, tudo às bolinhas ou lacinhos.

E o capacete seria para usar onde, Privada?

Minnie disse...

Preferia andar sem nada

Blimunda disse...

São escolhas, Minnizinha, são escolhas.

Acabo de chegar à conclusão que se não tivesse ilustrado este post com esta magnífica obra de arte, simplesmente não havia comentários. Ele há imagens danadas, não há?!!! Com a devida e honrosa excepção da nossa Mac que, muito sub-repticiamente, comentou o conteúdo do texto.

mac disse...

:)
Acho que é por isso que dizem que uma imagem vale mil palavras

saphou disse...

ninguém no seu perfeito juízo compra os soutiens que lhe custaram uma fortuna.

Blimunda disse...

Que raio de negócio, Saphou! Isso é tipo BPN, EDP, PT ou TAP? Quem é que em seu perfeito juízo compra coisas que já comprou? Humm! Isto trás água no bico.