quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Mázinha sou eu...

... que vos vou dizer, deixem-se de batatada e façam uma coisa útil, indo a esta página, fazendo parte de uma campanha que pretende fazer o maior barulho possível, para que os nossos veneráveis líderes resolvam tomar medidas eficientes na cimeira de Copenhaga sobre alterações climáticas em Dezembro, cujo tratado vai substituir o Protocolo de Quioto.

Esta campanha é levada a cabo por uma organização de várias ONG, incluindo a Oxfam, a Amnistia Internacional, a WWF, a Greenpeace, Avaaz, ONU, etc., e baseia-se no princípio de que a participação e pressão da sociedade civil sobre os governantes é essencial para que sejam tomadas medidas eficientes para mitigar os efeitos do aquecimento global. O nome da campanha é algo que poderia ser traduzido em português por tic-tac, uma contagem decrescente.

Vá lá, estas coisas podem funcionar. Por muito pequeno que seja o esforço, uma assinatura, um cartaz em Setembro, já é um esforço, melhor que nada.


(Este post vinha mais a propósito na minha bela adormecida, mas acho que lá já não tenho audiência. Hum... será que tenho aqui?)

7 comentários:

Blimunda disse...

Grita Teresa, berra com todas as tuas forças, alguém te há-de ouvir. Mas já agora, explica lá o que é que é para fazer mesmo.

teresa g. disse...

Ai ai ai. Olha que duas no computador, quando já é hora de estar na caminha.

Bem, rapidamente, aquilo é uma campanha que inclui várias acções. Uma delas é uma petição, que se pode assinar naquele site ou nos das organizações participantes. Normalmente não vou muito em petições por tudo e por nada, mas acho que neste caso pode realmente ter algum impacto, uma vez que as organizações envolvidas têm credibilidade, pelo menos as que conheço. Estas assinaturas vão servir como pressão, vão ser entregues não sei muito bem onde, mas eles vão fazer por chegar aos ouvidos dos participantes da cimeira que uns tantos milhões de pessoas consideram o assunto importante.

E estão a planear mais acções, não li tudo, mas uma delas, que me pareceu mais significativa é uma semana de sensibilização, e de mobilização da opinião pública em Setembro.

O objectivo disto tudo é fazer barulho, usar o poder que nós, criaturas insignificantes, temos, que é o de os fazer dar atenção àquilo que lhes pode render votos. Um ou dois malucos aos berros não fazem nada, alguns extremistas arruaceiros a partir montras em manifestações também pouco fazem, mas uma mobilização grande na sociedade faz. Portanto é fazer barulho. Para já podes assinar, e passar palavra. Se as pessoas ouvirem agora e logo e depois, falar sobre o assunto, começam a dar atenção. É uma coisa que só vai lá com muitos pequenos passos. E depois é uma questão de ir estando atento ao site, eles vão fazendo coisas até Dezembro. Acho que o site foi lançado hoje, pelo menos foi o que percebi de um mail que recebi.

Prontos e isto era para ser rápido, mas é por uma boa causa.

Privada, o bacoco disse...

A Teresa não viu aquela reportagem do Fidel Castro, em que o homem alegava que a America não poderia falar de terrorismo, pois só ela destruia o mundo à escala global atraves do aquecimento, e que inclusive conhecia planos americanos que prevendo essa destruição, fizeram abrigos e medidas de segurança, para acolher apenas a população americana, numa expectativa de extreminar o mundo?

Fidel deixou ainda esta pergunta, quando as condições climatericas forem insuportaveis, pela destruição americana, quem vai sofrer? Os pobres, sim, serão os pobres os primeiros a morrer ao sol.

Agora kt ao facto do seu blog não ter audiencias, bem, é para mim muito dificil chegar a uma conclusão, deixo para o JG.

teresa g. disse...

Privada eu não vou muito por teoridas da conspiração, acho que o Fidel vê as coisas à maneira dele, ou à maneira que lhe interessa para manipular o seu próprio povo. A culpa do aquecimento global não é só dos americanos, embora seja verdade que, pelo menos até agora, eles têm sido os maiores consumidores de recursos e geradores de poluição. Como alguém disse, eles são capazes do melhor e do pior da civilização ocidental. O problema é que no geral eles são terrívelmente ignorantes, bem pior do que nós, têm deixado que os grandes interesses financeiros pressionem os governos a seu bel prazer, e estes, claro são míopes e só vêem o lucro a curto prazo. É por isso que eu acho que é importante a consciencialização das massas, das pessoas que passam normalmente ao lado destes assuntos, porque se ela existir pode dar finalmente um significado à palavra democracia. Mas é preciso que as pessoas acordem, e que percebam o que é realmente importante e determinante nas suas vidas.

Agora estou um pouco à pressa (nem devia estar aqui, ai ai) mas quando tiver tempo vou ver se encontro o link de uma reportagem feita há uns tempos nos EUA em que se via o grau de ignorância do americano comum, seria de escangalhar a rir, senão fosse aquele país ter (ainda) tanto poder.

teresa g. disse...

Uma data de erros, sorry, não li.

teresa g. disse...

Afinal foi fácil, foi só colocar 'american ignorance' no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=odKBE22yaPA

Espero que dê para perceber, have fun!

Agora tenho mesmo que ir

teresa g. disse...

Bli, outra coisa que podes fazer é desobediência civil! Bem, estou a brincar, só para mostrar que há quem o esteja a planear fazer. Página traduzida aqui.