quinta-feira, 16 de julho de 2009

EXALTEMOS MORAL

“Eram quatro horas de uma tarde de Verão quando a equipa da Revista País Positivo foi ao encontro, na Fundição de Oeiras, de Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras. O encontro deveu-se aquando das comemorações dos 250 anos do concelho e é indelével a doce forma como a autarquia se empenha em iniciativas como a que nos preparamos para assistir. Estamos à porta da Fundição de Oeiras, com Isaltino Morais preparado para nos fazer uma visita guiada por uma das maiores exposições jamais realizadas sobre um concelho: “Celebrar Oeiras – Passado, presente e futuro”. Entremos então…”

Neste romanceado artigo podemos ainda ler uma citação daquele Presidente. - “Winston Churchill costumava dizer que: «é sempre avisado olhar em frente, mas difícil é olhar para além do que se pode ver». Por mim concluo que Churchill teria gostado de viver em Oeiras. Eu gosto e muito.”

Pois, então não havia de gostar?! Até porque conseguiu a proeza de aprender a olhar para além do que se pode ver, por nós, os outros, aqueles que pautam a sua conduta social, política e económica por práticas honestas e à vista de todos os olhares.
Ele há gajos cá cuma lata!!!

3 comentários:

Mofina disse...

Só com um grande desatino se atura amoral destes políticos.

claras manhãs disse...

Vivi em Carcavelos durante 23 anos.
Quando cheguei em i976, vinda de Lisboa, fiquei horrorizada com Oeiras, principalmente o que se via do comboio.
Assisti, ano a ano, à obra de Isaltino Morais, à sua estratégia de levar grandes empresas para o seu concelho para o IRC ser pago à sua autarquia.
Assisti, dia a dia, à transformação de "Oeiras J. Pimenta" no que é hoje, assisti à diferença, que se vê na marginal, entre um concelho que era pobre e o concelho de Cascais, um dos concelhos mais ricos do país.
Passei a ter vergonha de viver no concelho de Cascais, passei a ter pena de não viver em Oeiras, que em 76 era um dos concelhos mais feios, pobres, desmazelados que havia no país.
Devo dizer-te que não sou nem nunca fui do PSD, nem sequer conheço Isaltino Morais.
Não aceito a desonestidade de ninguém em lado nenhum e não faço a defesa de Isaltino Morais
mas
quantos autarcas haverá em Portugal honestos?
quantos terão uma obra para mostrar?
Para quem vive em Oeiras, garanto-te que valeu a pena que ele tivesse sido o seu autarca durante todos aqueles anos......até se saber que afinal também era corrupto
Ter-se-ia sabido se não tivesse ido para o Governo?

beijinho

Blimunda disse...

Claras, compreendo e aceito o teu deslumbre face à obra realizada por Isaltino. Mas impõe-se a pergunta: o facto de ser um autarca competente confere-lhe o direito de ser criminoso, sendo que estrategicamente embeleza o concelho que preside enquanto simultaneamente rouba os restantes contribuintes do país? Definitivamente, não! Essa habilidade não o iliba das responsabilidades criminais. É infelizmente o estratagema de muitos políticos, dar uma maça ao menino do vizinho para que fique satisfeito e agradecido e não reclame quando se aperceber que o restante conteúdo da macieira que é comunitária foi todo para a dispensa pessoal do dador.