quarta-feira, 21 de outubro de 2009

JARDINS PROIBIDOS

Não são poucas as vezes em que, distraida e erradamente, se atribui ao Brasil a língua brasileira.
Todos sabemos desde cedo que, lingua brasileira só existe dentro das bocas dos animais racionais e irracionais que por lá existem, e que o que por aquele pais tropical abençoado por deus e bonito por natureza se fala é o português. É desculpável. Apesar de já ter sido nosso, o Brasil é um país estrangeiro.

É certo que mal não ia a Portugal se o círculo defeituosamente amassado em toda a sua linha circular, a que se chama Ilha da Madeira não fosse português. Mas é-o. Pelo menos, enquanto os Jardins que por lá desgovernam o rectângulo, governando-se a eles próprios, não se sublevarem definitivamente e zarparem das duas praias paradisíacas, rumo ao continente emproando canhões de guerra e reclamando independência.
Ora então, dizia eu que a Ilha da Madeira é portuguesa e a língua oficial dessa mesma ilha é o português. Parece-me que não há dúvidas, pelo menos para o comum dos mortais portugueses continentais ou insulares, a não ser, para o Mr. Great Musician, Musical Director & Producter Star – Luís Jardim que, fazendo jus ao apelido que carrega - refira-se que é primo em linha directa do faroleiro-mor - ontem em entrevista num programa da 2, cujo nome desconheço, embevecido pelo relato da sua enthusiastic and amazing life, conta um episódio em que contracena na vida real com Mick Jagger, referindo-se ao homem como “ o gajo”. Subitamente, tendo um ataque de bom comportamento e erudição, desculpa-se indagando o entrevistador: - “a palavra gajo não é rude em português, pois não? É que em madeirense é normal”.

19 comentários:

Mofina disse...

Vá lá, admite, os gajos têm piada...

privada disse...

:-)))) boa muito actual, só apanhei mesmo o fim, é o Bairro Alto.

Blimunda disse...

Desculpa lá Mofina, mas não entendo madeirense.

E ouviste o impropério, privada? Eh pá, chamei-lhe logo burro. Mas em português de Portugal para Sexa não perceber.

mac disse...

Os gajos do contenente não têm o espírito Maderense, tá visto.

privada disse...

Apanhei a falta de educaçao do individuo k nao agradeceu o convite e ficou a mascar em seco. Bah, mas fiquei pasmado de o ver num programa daqueles

Blimunda disse...

É mesmo Mac. Acabamos todos por ser uma camabda de rectangulares e eles, os maderenses é que são os bons e assumem-se separatistas e tudo. Portugal não tem nada a ver com a Madera. Dize eles e, assim dito, até parece que a lingua maderense existe mesmo.

Que tipo de programa é, Privada? No fim das séries costumo fazer logout.

Minnie disse...

Não se cansem! Depois de entrar, (ou já entrou? é que segundo me parece, os professores de Língua Portuguesa que estão a ensinar os novos eloquentes seres que irão possivelmente falar a língua de Camões) o novo acordo ortográfico, já ninguém saberá o que está correcto! O Joãozinho é que já está à frente!:)

Blimunda disse...

Não foi o Joãozinho, Minnie, foi o Luizinho. O Joãozinho é o primo.

Minnie disse...

Estão a ver como está o português? Nem eu o entend! Não é bem assim! É que eu venho ao quadratura sempre a correr muito...

Blimunda disse...

Não te rales e não corras tanto que ainda escorregas e cais. E depois? Quem talebanta? Lá se foi o tsunami, não é mesmo?

Minnie disse...

Pois, como ainda não houve mais nenhuma notícia...A esperança é a última a morrer. Pode ser que haja sobreviventes.

Blimunda disse...

Já tens fixo?

Minnie disse...

Não! :(

Blimunda disse...

Pronto, então lá teremos que continuar a usar a cabine telefónica.

Dá lecença sô dona Mofena? (isto é maderense, atençon)

Blimunda disse...

Minnie, vai espreitar o Disto e Daquilo que estão a chamar por ti.

Mofina disse...

Moedinha na ranhura, minhas queridas. E por ser para vós, ao cêntimo!

Minnie disse...

Só uso cartão de crédito:)

Blimunda disse...

Hahahaha. Embrulha Mofina. Viste? Esta Minnie não diz mal da raça.

Mofina disse...

Cartão de crédito é óptimo, arredonda-se na fractura e acrescenta-se IVA.